Em virtude da pandemia, a Casa de Retiros Vila Fátima teve de fechar as portas ao público temporariamente. O espaço retomou as atividades, seguindo todos os protocolos de segurança em relação à covid-19, priorizando a saúde e a segurança de retirantes, hóspedes, visitantes e colaboradores.

A programação de 2021 já teve três retiros, realizados entre março e maio, e, para o restante de 2021 conta com sete encontros confirmados – sendo um exclusivo a padres e irmãos jesuítas – com base nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio de Loyola. Realizados de junho a novembro, os encontros seguirão todos os protocolos de segurança em relação à covid-19, adotando medidas como o distanciamento social, a medição de temperatura corpórea e a disponibilização de álcool em gel em todos os ambientes da Casa. Para respeitar os limites de ocupação definidos pelas autoridades de saúde pública, os retiros estão sendo organizados em grupos reduzidos.

De acordo com o coordenador da Vila Fátima, Ir. Lauro Eidt, os eventos serão realizados tomando todas as precauções necessárias, com a expectativa de que, em breve, venham mais boas novas. “Para 2021 a prioridade da Vila Fátima é tentar retomar a sua atividade normal. Mesmo com limitada presença de público devido à cautela que as pessoas se impõem em tempos de pandemia, olha-se para frente com confiança”, comenta.